A LG começou o ano com foco no mercado doméstico. Desde 2014 já vínhamos prevendo uma ascensão da Internet das Coisas (IoT, abreviando do inglês), fazendo com que toda a nossa casa estivesse mais conectada aos nossos aparelhos celulares, tablets e computadores. Esse dia finalmente chegou e este será o ano da popularização da Internet das Coisas.

Ficamos ansiosos para o anúncio de um novo smartphone topo de linha, como o LG G5, mas parece que isso ficará para os próximos meses. Contudo, não ficamos sem novidade: um dia antes a empresa apresentou silenciosamente os novos celulares intermediários: o LG K7 e K10. E na categoria smartphones foi só isso mesmo, falaremos deles depois. Vamos seguir a mesma linha do tempo da apresentação da LG, começar pelos automóveis:

Carros

O Dr. Skoyt Ahn, Presidente e Chefe do Escritório de Tecnologia da LG, subiu ao palco para anunciar os novos produtos e serviços da empresa. Começando com carros. Assim como ele falou, por que a LG está tão interessada nos carros? “Porque passamos cada vez mais tempo em nossos automóveis. Não sei se podemos diminuir o tempo, mas ao menos podemos garantir mais segurança e aproveitamento“.

A LG estaria comprometida então a criar displays para automóveis, que avisariam o condutor, melhorando a forma com que ele vê a informação. Sensores também estão na mira da empresa, aprimorando o jeito com que o carro se comunica e “enxerga”, melhorando os “sentidos” do carro. Eles receberiam em tempo real informações vitais como tráfego, distância entre um automóvel e outro, clima etc.

Lavadoras

Este slideshow necessita de JavaScript.

A nova lavadora da marca vem com o design não muito diferente da concorrência, mas tem alguns aprimoramentos: os botões de controle são embutidos no vidro e fáceis de ver graças a inclinação de 17° no topo. Ele controla tanto a lavadora principal quanto a menor: uma pequena gaveta na parte de baixo para peças menores ou mais delicadas para serem lavadas em ciclo rápido e economizar água e energia.

Outra versão da lavadora é maior, com acabamento em aço escovado e inoxidável. É a linha Twin Wash

Como a máquina de lavar é conectada à Internet das Coisas, você poderá receber no smartphone notificações sobre o tanque de sabão, baixar ciclos de lavagem especializados, salvar os que são mais utilizados e acompanhar a quantidade de água e energia gastas.

A durabilidade, segundo a LG, também é de se impressionar: 20 anos.

Purificador de Ar

Nada muito inovador aqui. O purificador funciona como a grande maioria na concorrência: suga o ar por uma abertura na parte de baixo e devolve limpo por uma outra no topo, onde é possível visualizar o motor girar e umedecer o ar através de uma tampa transparente. Conforme o ar vai sendo limpo, uma luz indicadora vai mudando do vermelho para o azul.

A troca do filtro de ar é rápida e fácil, bastando lava-lo com água para que esteja limpo. Segundo a empresa, cada filtro tem durabilidade de até 10 anos.

Refrigerador

A geladeira da linha Signature trás diferenciais muito relevantes para o consumidor: o painel exterior na porta direita se mantém escuro até que alguém dê dois toques no vidro. Com o vidro transparente fica mais fácil visualizar aquilo que você quer pegar de dentro do refrigerador sem gastar tempo decidindo com a porta aberta, que faz com que o ar quente entre na geladeira e gaste mais energia elétrica. m display na parte interior da porta permite controlar e monitorar facilmente a temperatura e usabilidade de energia do refrigerador.

Um outro recurso interessante: se você chegar com as mãos ocupadas ou sujas e querer abrir a geladeira para pegar ou colocar algo, basta aproximar seu pé em um sensor que projeta “Door Open” no chão e pronto: a porta está aberta com uma leve pressão.

Televisão

Junto com a linha ultra premium de dispositivos para o lar da LG, chega a mais nova TV top de linha da marca: a LG G6 (que vai dividir o nome a partir do ano que vem com o principal smartphone da sul coreana).

Seguindo a elegância e simplicidade da linha Signature, temos aqui uma fantástica engenharia por parte da empresa: são apenas 2.57mm de espessura no display. Todo o resto do hardware fica na base, que, na parte frontal, tem uma barra de som de alta qualidade de 4.2 canais, direcionando o áudio diretamente para quem estiver assistindo. Essa mesma base também pode ficar na vertical caso você queira acopla-la na parede.

No total, são oito variações do produto, incluindo telas curvas e planas. A G6 possui modelos que vão de 65 polegadas até 77 polegadas. Já a E6, linha mais “básica”, possui variantes de 55 e 65 polegadas.

Muitos sites de tecnologia confirmaram que a tela OLED é fantástica. Com resolução 4K e borda mínima, parece ser uma janela. “Esta TV representa um avanço significativo da tecnologia OLED, tanto na perspectiva de design como performance”, disse Caleb Denison para o Digital Trends.

A empresa está trabalhando com empresas de streaming para trazer a funcionalidade de HDR em vídeo para filmes e programas, deixando tudo o mais próximo da realidade. A televisão roda o sistema operacional WebOS na versão 3.0.

 LG K7 e K10

Ainda não terminou! Temos os smartphones da nova linha intermediária que a empresa anunciou na surdina. Nada de palco ou apresentação especial, infelizmente, mas aqui estão eles (e são muitas variantes):

LG K7 LG K10
Sistema operacional Android Lollipop 5.1 Android Lollipop 5.1
Tela 5 polegadas 5,3 polegadas
Resolução de tela FWVGA (854×480 pixels) HD (1280 x 720 pixels)
Processador Não informado Não informado
Velocidade máxima 1.1 GHZ (4G) / 3 GHz (3G) 1.3 GHz (3G) / 1,14 GHz (4G)
Núcleos 4 4 (3G) / 8 (4G)
Memória RAM 1,0 GB (4G) / 1 GB (3G) 2 GB (3G) / 1,5 (4G)/ 1 GB (4G)
Armazenamento 16 GB (4G) / 8 GB (3G) 16 GB / 8 GB
Câmera traseira 8 MP 13 MP (4G) / 8 (3G/ 4G)
Câmera frontal 5 MP 8 (4G) / 5 (3G)
Bateria 2.125 mAh 2.300 mAh

 

Tela dobrável

LG Tela dobravel

Fonte: LG

 

Por fim, uma tecnologia que aparentemente vai demorar um pouco mais para chegar ao consumidor final: os displays flexíveis. A LG se limitou a demonstrar apenas um protótipo do produto, que já impressiona pelas possibilidades quase infinitas de utilização. A tela tem tamanho de 18 polegadas com tecnologia OLED, que dispensa a utilização de um painel fixo.

Obviamente que isso não é novidade na indústria, visto que a Samsung, Sharp e Sony já apresentaram suas versões do display flexível, mas ainda assim é visível que a concorrência está acirrada para a comercialização do painel o quanto antes.

Como dito antes, pode ser difícil ver um produto como este sendo vendido nas lojas de varejo ainda este ano. Vai ser necessário esperar um pouco mais, infelizmente. Mas durante todo este ano estaremos cobrindo os melhores eventos e noticiando as últimas novidades para manter você sempre informado.

Até mais!