Esta manhã, em entrevista ao jornal Mainichi Shimbun, o novo presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, falou sobre o que os fãs podem esperar da empresa para os próximos anos (e as previsões são muito animadoras).

Vamos fazer aqui um (muito) breve apanhado geral de alguns rumores e declarações importantes sobre o que este ano pode representar não apenas para a Nintendo, como para toda a legião de fãs.

Nintendo NX

NX.jpg

O fato é que, infelizmente, os últimos consoles da Nintendo estiveram um passo atrás dos concorrentes principais em questão de hardware e poder gráfico, mas sempre mantiveram sua qualidade nostálgica e ótimos exclusivos.

O Wii U, por exemplo, teve bons jogos (depois de um tempo), mas levou 3 anos para bater a marca de 3 milhões de unidades vendidas só no Japão. É um número muito baixo, especialmente em seu país de origem e isso é também uma preocupação. Entretanto, parece que a Big N tem uma carta na manga: o Nintendo NX.

Nintendo

O console, segundo o usuário crunchy do Nintendo Forums, terá um hardware incrivelmente poderoso, tanto que seria impossível rodar os jogos do NX a 60fps usando a atual geração de processadores Intel (possivelmente o Core i7 Skylake), devido ao grande número de polígonos.

O NX pode ser lançado próximo ao Natal deste ano e a Nintendo estaria trabalhando para criar um chip combinado de CPU e GPU que vai elevar a performance da atual geração e fazer a empresa entrar definitivamente na briga entre Sony e Microsoft (e até ultrapassar).

Nintendo Land e outras mídias

 

Nintendo Land.png

Você se lembra do título de lançamento do Wii U? O jogo Nintendo Land foi aclamado pela crítica e muitos queriam que a empresa tivesse um parque para chamar de seu. Bom, isso finalmente vai virar realidade. Ou quase. Este ano, em parceria com a Universal Studios, a Nintendo planeja montar espaços para seus personagens nos parques já existentes da Universal.

“Para ser claro, não será um parque temático completo da Nintendo. Invés disso, a Universal vai criar ‘experiências dedicadas e espetaculares baseada nos mundos, jogos e personagens mais populares da Nintendo.’ Em resumo: a Nintendo vai ter atrações nos parques da Universal.”

O atual presidente da Nintendo acredita que a expansão do universo Pokémon para os jogos mobile e para parques temáticos está indo muito bem e conforme o planejado, e disse ainda que a marca será difundida outras mídias muito em breve como em filmes e animações de TV (todos agradecemos!).

20 anos de Pokémon

pokemon.png

Em 2016 a franquia Pokémon completa 20 anos. Sendo um clássico de videogames e séries de TV, a Nintendo tem uma grande responsabilidade para com os fãs que cresceram com uma das maiores franquias do mundo (inclusive eu).

Para expandir os horizontes, nos primeiros meses de 2015 a Nintendo fechou parceria com a desenvolvedora DeNA para produzir jogos para smartphones utilizando seus personagens. Em associação com a Niantic, a empresa vai produzir o Nintendo GO, primeiro jogo para smartphones da Big N e que chegará ao Android e iOS (nada foi dito sobre o Windows) em março de 2016. Ao longo deste ano a Nintendo planeja aumentar o alcance para um número ainda maior de gerações, alavancando as vendas e melhorando as finanças da companhia.

Pokémon GO

Com o Pokémon GO esse plano pode dar certo. Caçar Pokémons pelas ruas da cidade parece uma ótima ideia, mas precisa ser bem executada para conquistar não apenas os velhos fãs como também criar novos admiradores. A criação de uma “rede social” para caçar os pequenos monstros (Pocket monsters, ou simplesmente Pokémon) e lutar com outros “treinadores” na vida real pode ser a forma triunfal de retorno da saga tão adorada.

Pokémon GO 2

Com todas essas mudanças estruturais na empresa, Kimishima espera que a Nintendo consiga lucrar cerca de € 850 milhões em 2016, quatro vezes mais do que o obtido ano passado.

O ano está apenas começando e a Nintendo certamente vai ter muito trabalho pela frente. Seja pelas atrações nos parques da Universal, os filmes, séries e jogos prometidos, os 20 anos de Pokémon ou o anuncio do Nintendo NX, todos que sejam fã de ao menos um jogo ou personagem da empresa ficarão ansiosos para os anúncios de 2016.

Mais informações serão divulgadas nos próximos meses (e, honestamente, estou muito ansioso para as revelações). Até lá, aguarde mais novidades aqui no TH1.

d22

Indicações

Wii U e a crise da Nintendo – Papo Geek (2014)

Fontes

Kotaku

IGN

Nintendo Blast