A Sony anunciou na manhã de hoje (26 de janeiro) que vai unir duas de suas maiores divisões em uma só: a Sony Computer Entertainment e a Sony Entertainment Network. Com a união, a nova subsidiária da companhia vai se chamar Sony Interactive Entertainment.

Em 2013, a Sony Pictures (divisão de filmes da empresa) teve verbas reduzidas e vendeu a sede nos EUA por US$ 1,1 bilhão. Felizmente, terminou o ano com lucro. Em 2014, a divisão de smartphones da Sony também teve verbas reduzidas, demitiu mais de 5 mil funcionários e vendeu a linha Vaio de PCs. A fusão visa o corte de custos que a empresa vem fazendo há alguns anos.

Sony Computer Entertainment

Sony Computer Entertainment.png

SCE foi criada em 16 de novembro de 1993 durante a concepção do PlayStation. Alguns anos antes, em 1988, a Sony tentou parceria com a Nintendo para criar um aparelho que permitiria ao SNES ler jogos no formato de CD. Chamado de Super Disc, SNES-CD ou ainda Nintendo Play Station, o add-on teve fim após muitas divergências. Após isso a Nintendo firmou parceria com a Philips.

A SCE desenvolveu todos os consoles da Sony, do PlayStation ao PS4 (incluindo as variantes PocketStation, PSX, PSP e PS Vita). Vários estúdios First Party desenvolvem para a SCE, incluindo a Team ICO (de ICO, Shadow of the Colossus e The Last Guardian), Polyphony Digital (Gran Turismo), Naughty Dog (Uncharted, The Last of Us), Santa Monica Studio (God of War) e muitas outras.

Sony Entertainment Network

Sony Network Entertainment

A SEN é mais recente, anunciada em 31 de agosto de 2011, durante a IFA Berlin do mesmo ano. A divisão foi criada para que a Sony pudesse focar nos serviços PlayStation Network, PlayStation Music e PlayStation Video.

A PSN oferece suporte aos jogos online e acesso à compra de jogos exclusivos e multiplataformas no console da Sony através da PlayStation Store. Já o PSMusic e Video oferecem entretenimento sob demanda, podendo ter acesso a um grande catálogo de músicas e filmes.

Com a união das duas divisões, a empresa faz com que as divisões de hardware, software e network se interliguem e tenham melhor contato. A Sony Interactive Entertainment começará a funcionar a partir do dia 1 de abril com sede em San Mateo, na California. As operações mundiais mais importantes serão tratadas em Tóquio e Londres.

A Sony espera que com isso passe a lucrar e deixe de fechar as contas no vermelho. Resta, portanto, esperarmos para ver o que as mudanças resultarão para a empresa.

Deixem suas opiniões nos comentários. Vamos mantê-los informados quanto a qualquer atualização. Até lá, fiquem ligados ao TH1 para mais notícias!